A tapioca é uma farinha feita a partir da mandioca e faz parte da história da culinária brasileira. Seu preparo é bem diverso, principalmente nos recheios. Não tem muito segredo para fazer. O importante é deixá-la no ponto certo. O objetivo aqui é ensinar a fazer a sua tapioca ficar sequinha e não grudar na frigideira. E além disso você vai aprender a fazer a tapioca de banana com canela que é divina.
Como fazer a tapioca sem grudar
O principal para a tapioca não grudar na panela é não usar ingredientes para untar. Normalmente usamos óleo ou margarina para que a comida não grude, mas este não é o caso da tapioca.
A farinha precisa estar bem fininha. Portanto, peneire na hora que for fazer. É sempre melhor usar uma frigideira antiaderente. Se o fundo ficar um pouco queimadinho, limpe com uma espátula ou com papel de cozinha. Além disso, o melhor é colocar a farinha, deixar que ela tome forma, virar e por o recheio de sua preferência. Não ficar mexendo e virando de um lado para o outro é fundamental para que ela fique fina e lisa.
O bom agora é testar com um recheio de sua preferência. Aqui a sugestão é o recheio de banana com canela. Vamos?!
Receita de tapioca de banana com canela
Ingredientes:
– Goma de Tapioca hidratada
– 1 xícara de chá de água
– 1 xícara de chá de açúcar
– 6 bananas prata
– canela à gosto
Para preparar
Em uma frigideira antiaderente colocar a goma da tapioca cubrindo toda a superfície da frigideira. Deixar por três minutos e tirar toda a goma em seguida. Fritar as bananas cortadas ao meio na manteiga e reservar. Para a calda, na mesma frigideira, acrescentar a água e o açúcar e deixar no fogo até o açúcar se dissolver. Coloque as bananas fritas na calda e adicione a canela a gosto. Use esta mistura – banana, calda e canela – para o recheio da tapioca. Além disso, você pode também regar as tapiocas com a calda.
Então, bom apetite!