No verão de 2022 as roupas de crochê estiveram em alta. Acessórios, bolsinhas, blusas, vestidos e até mesmo cangas marcaram presença nesta temporada. Mas e como lavá-las? Muitas vezes são roupas feitas à mão ou em qualquer caso, em fibras naturais que devem ser lavadas corretamente para evitar que percam a cor e a forma.
Como lavar corretamente as roupas de crochê e tricô
Os conselhos que recomendamos são perfeitos para lavar corretamente as roupas de crochê, mas você pode adotá-las para todas as peças de tricô do seu guarda-roupas, mesmo as de lã de inverno.
O ideal é lavá-las à mão para ter certeza de não danificá-las. Entretanto, felizmente as máquinas de lavar modernas possuem programas para lavar roupas delicadas, sem centrifugação e que usam somente água fria.
Em qualquer caso, no entanto, você deve escolher o sabão em pó ou líquido certo. Deve ser específico para fibras naturais, de origem vegetal ou animal. Use pouco, nunca mais do que a dose recomendada, porque sem enxaguar com a centrífuga, podem ficar vestígios de produto nas fibras. Ao fazer isso, além de poder manchar a roupa, você pode sofrer irritações na pele pelo contato desta com o sabão.
Como secar roupas de crochê e tricô
Depois de lavá-las com cuidado, as roupas de crochê e tricô devem ser secadas com cuidado também.
Você não pode colocar essas roupas na secadora. E aliás, se possível evite o clássico varal e os prendedores de roupas também. Na verdade, o ideal é deixar secá-las na horizontal. Deitadas sobre varal.
Por esse motivo, deixe as roupas secarem sobre o varal ou sobre uma mesa e à sombra. Para não deixar as marcas do varal nas roupas, você pode apoiá-las sobre um lençol velho, por exemplo. Lembre-se somente de torcê-las bem, contudo não faça força demais. Deixe-as secar à temperatura ambiente sem expô-las à luz solar direta, mas em um local ventilado. Para acelerar o processo, vire-as de vez em quando.