Quem tem crianças em casa sabe que não é tarefa fácil preencher o tempo com brincadeiras divertidas e didáticas. E se chover ainda, o quê você irá fazer então? Visto que brincar lá fora não dá! Aqui estão algumas dicas para transformar um dia cinza em uma oportunidade de experimentar uma tarde divertida para as crianças.
Organizar uma tarde divertida sem tecnologia
Depois da escola, se não há atividades para fazer e no parque do seu bairro não dá pra ir por causa da chuva, só nos resta ficar com as crianças em casa. Entretanto, uma vez lá, o que fazer?
A tentação de ligar a televisão é certamente grande, tanto para as crianças, ansiosas para mergulhar nas aventuras dos seus personagens preferidos, quanto para os adultos, que sem esforço, fazem o tempo passar rapidamente, até a hora do jantar.
Muito fácil como solução, de fato, mas pouco educativa e estimulante. Para organizar uma tarde divertida sem tecnologia, podemos oferecer aos nossos filhos muitas outras atividades mais interativas. Desde a leitura de um livro até a criatividade com giz de cera ou pincéis e uma grande folha de papel. Mas também, uma bela colagem com material reciclado ou a preparação de um delicioso lanche com os pais.
O ideal é já organizar antes os materiais e uma seleção de música de fundo, porque assim, quando vocês chegarem em casa poderão começar a atividade imediatamente.
Os grandes clássicos para uma tarde divertida com as crianças
Entre os grandes clássicos que nunca saem de moda estão os jogos de tabuleiro, uma oportunidade preciosa, mesmo para quem tem filhos maiores e quer passar um tempo com eles, sem falar das tarefas e compromissos do dia a dia. Para quem tem filhos pequenos, que precisam de mais atenção, o ideal é organizar atividades manuais.
Aliás, além da clássica massinha de modelar, podemos preparar bolos e biscoitos com eles ou então a sempre divertida: massa de sal.
Para prepará-la, basta misturar 4 copos de farinha de trigo, 2 copos de sal fino e 2 copos de água morna. Uma tarefa que você pode deixar as crianças mesmo prepararem. Uma vez obtidos os pãezinhos, você pode dividi-los e pintá-los com corante alimentar ou algumas gotas de têmpera não tóxica. Misture bem a massa e modele até que a cor fique uniforme.
Desse modo você pode criar o que quiser diretamente com as mãos ou com a ajuda de moldes e forminhas. O bom da massa de sal é que você pode cria-la com ingredientes que certamente você já tem em casa.
Os objetos obtidos, posteriormente, você poderá decidir se os deixará secar ou se usará a massa novamente. Neste último caso, basta conservar a massa enrolando-a com filme plástico. Dessa maneira a massa de sal irá permanecer mole por até uma semana. (Caso continue chovendo!)