É muito importante construir bons relacionamentos ao longo da vida. Vários estudos já provaram que ter um bom círculo de amizades e estar circundado de pessoas que gostamos influencia diretamente na nossa qualidade de vida.
Contudo, algumas pessoas se comportam de maneira a afastar os outros. Dizem por aí que são pessoas “mal-amadas” e que costumam culpar os outros por não serem queridas.
Na verdade, vale muito a pena aplicar nosso tempo na construção de bons relacionamentos, sejam pessoais e/ou profissionais. No entanto, é preciso se esforçar para atrair as pessoas evitando que elas se afastem por motivos, muitas vezes, fáceis de contornar.
Vamos conhecer alguns motivos que podem afastar as pessoas umas das outras. Dessa maneira, poderemos refletir melhor antes de agirmos e conquistar as pessoas que queremos ter ao nosso lado! Então veja agora as características em comum das pessoas mal amadas:
Soberba
Pensar que somos melhores que os outros é o caminho mais rápido para afastar as pessoas. A humildade é positiva e além disso agrega.
Arrogância
Certamente ninguém é “o dono da verdade”. Se há alguma coisa chata é estar com alguém que pensa saber tudo sobre todas as coisas. Pessoas irredutíveis são controladoras e afastam os outros pela sua arrogância. A simplicidade está em tudo e agrada a todos.
Falsidade
É muito importante confiar nas pessoas que nos rodeiam. Sem dúvida a confiança atrai e a falsidade repele.
Grosseria
Existem maneiras e maneiras de falar e se comunicar com alguém. O melhor é ser sincero com humildade e delicadeza. As palavras, muitas vezes ofendem e afastam as pessoas porque, dependendo de como são ditas, podem magoar muito.
Carência extrema
Mostrar-se carente e dependente gera nos outros um peso e uma culpa que pode afastar as pessoas de você. Quando estiver acompanhado, procure estar alegre, leve e relaxado. Todos de fato gostamos de alegria e leveza.
Egocentrismo
Achar que o mundo gira a sua volta é chato e desagradável para quem está perto de você. Todos gostamos de ser ouvidos e acolhidos, portanto, deixar o egoísmo de lado é o primeiro passo para ter bons relacionamentos.
Ninguém é perfeito e cada qual tem suas características e personalidade. Entretanto, não custa nada refletir melhor sobre como agimos com os outros. Dessa forma, abrimos mais possibilidades para nos relacionar bem com quem amamos e queremos bem!