Cerca de 20% das nossas compras de alimentos acaba no lixo, isto porque compramos demais ou não percebemos que os alimentos que acabamos de comprar possuíam um prazo de validade curto, ou estragam rápido e temos que jogá-los no lixo. Mas o que aconteceria se caso decidíssemos de não jogá-los mais fora e resolvêssemos ingerir estes alimentos fora do prazo de validade? Para evitar conseqüências desagradáveis, é útil ler sempre as instruções contidas nos rótulos e embalagens, com precauções diferentes dependendo do tipo de alimento. No que diz respeito ao prazo de validade, existem duas frases comuns: “consumir preferentemente antes de:” ou “válido até:“. No primeiro caso, o consumidor pode decidir se comer ou não um alimento que pode não haver mais as características iniciais, mas que em todos os casos não representa riscos para a saúde. O prazo obrigatório, em vez disso, deve ser respeitado para evitar qualquer risco colateral, até graves.
Se você ingeriu alimentos fora do prazo de validade, você deve prestar atenção na manifestação de alguns sintomas, alguns mais preocupantes do que outros. Dor no estômago e mal-estar, embora muito irritantes tendem a ser inofensivos e mais comuns. Para atenuar estes problemas, na verdade, é suficiente manter o corpo bem hidratado, bebendo muita água. Diferente, no entanto, é quando falamos de intoxicação e toxinfecção alimentar. Vômito, diarréia, náusea e febre alta podem demostrar a presença de uma contaminação patogênica por microrganismos perigosos, tais como vírus, bactérias ou fungos.
E nesses casos, o que fazer? E apesar de tudo, quais são os alimentos que podem ser consumidos depois de que o prazo de validade terminou?
No caso de uma intoxicação alimentar, normalmente tudo se resolve em um prazo de 8-10 horas, mas em alguns casos, as conseqüências podem ser graves, especialmente se os alimentos que causaram a intoxicação foram ingeridos por pessoas particularmente sensíveis ou imunodeprimidos. Na presença de sintomas importantes e que não se resolvem em pouco tempo, é portanto, aconselhável procurar um médico ou ir ao pronto socorro.
Michela Barichella, diretora médica da Estrutura de Nutrição Dietética (SDN) dos Institutos Clínicos de Aperfeiçoamento de Milão, na Itália diz:
“Às vezes é muito difícil reconhecer que um alimento expirou. Muitas vezes, na verdade, estes foi adulterado com substâncias químicas que alteram completamente o seu aspecto”
Quando, portanto, que você pode ingerir um alimento com prazo de validade vencido? Como regra geral, quando é um alimento fresco que perde a validade, é melhor jogá-lo fora. Pelo contrário, quando se trata de um alimento armazenado adequadamente no congelador ou de um alimento de longa conservação, ele pode ser consumido até uma ou duas semanas depois do término do prazo de validade.
Por exemplo, é preferível jogar fora o leite fresco depois de cinco dias, enquanto o iogurte pode ser consumido alguns dias após o término do prazo de validade. Queijos frescos, de pasta mole (ex. ricota), ao contrário dos duros, não devem ser consumidos após o término do prazo de validade vencido impresso no rótulo. Alimentos secos, como massas e arroz, mas também biscoitos, bolachas ou atum são alimentos de longa duração, com prazos de vencimento médios de dois a três anos não obrigatórios. A data de validade dos refrigerantes também tendem a ser mais de dois anos, por este motivo, consumi-los alguns dias depois do final do prazo de validade não é particularmente preocupante.
Achou o nosso artigo interessante? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!