A folha de louro é uma planta utilizada muito frequentemente na cozinha para dar aroma e realçar o sabor dos alimentos, principalmente carnes, peixes e feijão. No passado usávamos também as frutinhas, talvez você nem soubesse que essa planta têm bagas (pequenas frutas) mas ultimamente usamos mais frequentemente as folhas.
De qualquer maneira, se trata de um ingrediente natural de múltiplas propriedades benéficas para o organismo e é bom que todos saibam disso.
As folhas e as frutas de louro contêm, em percentuais diferentes, um óleo essencial (as folhas contêm de 1 a 3% enquanto as frutas até 10% ) constituído de geraniol, cineol, eugenol, terpineol, fellandrene, eucaliptol, pineno, de propriedades estimuladoras de apetite, digestivas e anti gases.
Resumindo, além do aroma há muito mais, e não é por acaso que o louro já era bem conhecido e apreciado entre os gregos e romanos, que também o associavam com glória, sucesso e fama. (já viram como os poetas eram homenageados com coroas de louros?)