Após uma exaustiva reforma ou obra em casa, ainda temos que pensar na fase final que é a limpeza. É necessário fazer uma limpeza pesada para retirar resíduos que ficam espalhadas com restos de gesso, látex, cimento e muita poeira. Sempre existirá a opção de contratar empresas especializadas para fazer a faxina. No entanto, é possível você mesmo realizar a limpeza pós obra. Neste caso, todo cuidado é pouco para não estragar pisos, revestimentos e até mesmo os móveis.
A rede de prestação de serviços de limpeza Maria Brasileira dá a seguinte explicação: “Os produtos ácidos, normalmente utilizados para remover gorduras e manchas, estão entre os que causam maiores danos, tirando o brilho de alguns tipos de revestimentos ou causando manchas em metais”.
De maneira geral, os resíduos que ficam após obras e reformas são muito difíceis de remover. Portanto, é necessário usar produtos mais fortes do que usamos na limpeza diária. Neste caso, o uso de lixa química e produtos específicos para limpeza de manchas e rejuntes, removedores e desincrustantes são recomendados desde que sejam usados com cuidado e após a leitura atenta das instruções presentes nas embalagens.
Além disso, o uso de máscaras de proteção, óculos e luvas são essenciais para a proteção da pele e da visão. Também recomenda-se fazer essas limpezas pesadas com o ambiente bem ventilado.
Dicas para fazer a limpeza pesada pós obra
A primeira a ser feita é a ‘limpeza grossa’, ou seja, retirar todo os restos de materiais e o lixo. Logo após, lavar todos os cômodos com água, detergente, escova e pano úmido. Começar do fundo indo em direção à frente da casa. Além disso, nos cômodos, você deve limpar de cima para baixo, do teto em direção ao piso, que você limpará por último.
Separe utensílios, máquinas e produtos que você irá usar em cada ambiente. Escadas podem ser necessárias para limpar lugares mais altos.
Os especialistas neste tipo de limpeza explicam: “A limpeza mais minuciosa inicia-se pelos cantos dos cômodos e caminha para o centro. Caso a pessoa não consiga retirar uma mancha ou resíduo, ela não deve forçar, mas apenas marcar o local para depois voltar na área. Pode-se utilizar como apoio uma espátula, mas tomando cuidado para não danificar o revestimento”.
Retirar as manchas de tinta
O ideal é utilizar removedores de tinta sempre checando se o produto é o certo para o tipo de material que você tem no piso. Aplique os produtos usando luvas e somente nas áreas manchadas de tinta. É possível misturar o removedor com água e detergente líquido para amenizar sua ação. Se você usou uma tinta cuja base é a água, basta esfregar o chão com pano úmido.
Em caso de manchas em paredes recém-pintadas, passe um pano úmido com água.
Limpar os vidros
Os vidros devem ser limpador a partir dos cantinhos onde ficam acumulados a poeira e os resíduos. Em caso de esquadrias de alumínio, evite usar produtos ácidos, pois podem manchar. Use apenas detergente neutro e água.
Limpeza de lustres e espelhos pós obra
Se as superfícies dos lustres e dos espelhos tiverem sido salpicadas por tinta esmalte use removedores especiais. Caso seja apenas tinta látex, por exemplo, use somente pano úmido com um produto multiuso.
Retirar a poeira
Por fim, para tirar a poeira dos móveis usar somente um pano úmido com água. Um aspirador de pó ou um pano úmido com uma mistura de água e sabão em pó retiram a poeira de paredes e chãos.