Os tapetes são belos adornos e podem deixar a casa muito mais bonita. Porém, não podemos descuidar de como limpar nossos tapetes. Também, prestar atenção ao tipo de limpeza segundo o material do tapete é fundamental.
Por exemplo, tapetes feitos com fibras naturais são mais delicados. Portanto, por necessitam uma higienização mais diferenciada.
A diretora de criação de uma marca de tapetes, Karina Ferreira, nos dá algumas orientações essenciais para quem deseja preservar a durabilidade e a beleza do tapete após a higienização.
Vamos às dicas!!
Limpar tapetes sintéticos
Por serem mais resistentes, este tipo de tapete possibilita uma higienização mais simples, podendo ser lavado com água e sabão neutro sem perigo de manchar ou de perder a sua qualidade.
Tapetes artesanais feitos à mão
Karina explica que o ideal é apenas aspirar o tapete uma vez por semana na potência média ou baixa. Varrer o tapete artesanal com uma vassoura de cerdas bem macias também pode ajudar na preservação do adorno. Ainda de acordo com a especialista, leve tapetes mais delicados em lavanderias especializadas e em caso ocorra alguma emergência.
Caso caia algum líquido ou alimento gorduroso, Karina recomenda utilizar um pano branco ou um papel toalha imediatamente após o incidente. Dessa maneira, a substância não penetrará no tapete evitando que seja danificado. Retire a poeira na mesma direção dos fios. Além disso, ela disse que tapetes artesanais são feitos com fibras naturais e por isso não podem ter contato com produtos abrasivos: “Normalmente, os tapetes artesanais têm sua composição com fibras naturais que, em contato com produtos abrasivos, podem manchar ou quebrar os fios, devido à sensibilidade da matéria-prima”.
Cuidados adicionais
Conservar os tapetes também é muito importante para mantê-los bonitos por muito tempo. Para isso, Karina explica que é fundamental tirar o excesso de sujeira do verso do tapete afastando assim os ácaros. Além disso, indica-se também a rotação do tapete para impedir o desgaste em um só lugar. Evitar que o pet faça as necessidades nos tapetes é importante para conservá-los ainda mais.
Por fim, deixe as peças longe da luz do sol e do calor. “Evite deixá-lo muito exposto à luz solar ou próximo de lareiras, pois o calor e a alta incidência de luz podem desbotar ou enfraquecer as fibras“.