A máquina de lavar louças é prática e pode ser ecológica, mas a maioria dos brasileiros não tem uma em casa. Sendo assim, a maioria de nós lava a louça à mão. Uma tarefa que, se feita sem o cuidado necessário, nos leva a desperdiçar litros e litros de água todos os dias. Contudo, nos dias de hoje, não é mais tolerável usar água sem necessidade. Então aqui vão algumas dicas inteligentes para lavar a louça à mão, usando menos água.
Lavar a louça: como fazer para economizar água?
A primeira dica útil para lavar a louça economizando água é de fazê-lo imediatamente após a refeição.
Deixando a louça na pia, os restos de alimentos irão ficar secos e irão grudar e assim, você terá que usar mais água e mais detergente. Assim, que as panelas e as frigideiras estiverem vazias, lave-as com um pouco de água quente, se possível, e use a parte abrasiva da esponja para eliminar a gordura.
Faça o mesmo com os pratos e depois lave-os com detergente. Comece com os copos, continue com os pratos e talheres e termine com as panelas, frigideiras e formas de assar. O objetivo é usar o detergente o máximo possível, para poder assim, utilizar uma pequena quantidade. Na hora de enxaguar, com toda a louça na pia da cozinha, repita na mesma ordem.
Enxágue os copos primeiro, depois o resto. Dessa maneira, você começará a tirar o detergente do que estiver embaixo, acelerando o processo.
Por quê é importante economizar água e detergente?
Mesmo que pareça um pequeno gesto, lavar a louça economizando água contribui para melhorar as condições ambientais de todo o planeta. A água é um bem muito precioso, de vital importância. Além de lavar a louça de modo inteligente, podemos também melhorar outras tarefas diárias escolhendo produtos de limpeza naturais ou reciclando a água de cozimento do arroz e massa, por exemplo.