De repente, certos alimentos passaram a ser proibidos para quem quer ter uma alimentação saudável ou perder peso. É o caso do glúten e da lactose, principalmente. O melhor é esclarecer certas teorias para podermos ter uma dieta verdadeiramente saudável.
O glúten
O glúten é uma proteína existente na aveia, no trigo, no centeio e na cevada. Usam-se todos esses ingredientes para fazer bolos, pães e massas. Assim, a maioria das dietas pregam a exclusão desses alimentos para perder peso. Dessa maneira não é o glúten o vilão, mas sim o excesso na ingestão de carboidratos.
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, somente as pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten devem excluir os carboidratos da dieta. Isso porque, alimentos ricos em carboidratos geram energia e sua exclusão pode causar sérios problemas de saúde.
A lactose
Outra “moda alimentar” atual é eliminar a lactose da dieta. Mas, o que é a lactose?
Trata-se de uma substância que vem do leite e de seus derivados. É ela que traz a sensação de doçura do leite, tornando-o mais saboroso. Acima de tudo, a lactose tem a função de ajudar o nosso corpo a absorver os minerais, responsáveis pela formação óssea e pela prevenção de doenças degenerativas como a osteoporose. Além disso, regula o intestino, deixando-o mais resistente às infecções. Finalmente, uma alimentação pobre em leite e derivados pode causar a falta de vitaminais D e B2.
Novamente, a indicação do Conselho Federal de Nutricionistas é restringir a dieta de exclusão da lactose somente para os alérgicos ao leite de vaca (geralmente as crianças) ou aos intolerantes à lactose. É importante ressaltar que qualquer desses casos deve ser avaliado por um médico especialista.
Enfim, o fato é que seguir essas “dietas da moda”, excluindo glúten e lactose, por exemplo, não fará você perder peso facilmente. Pelo contrário, poderá colocar em risco sua saúde.
É importante procurar orientação médica, além de manter o equilíbrio e procurar fazer escolhas alimentares saudáveis.