Já faz tempo que se fala que o gengibre é um alimento com inúmeras propriedades benéficas. Esta planta tem origens asiáticas e desde tempos muito antigos, é conhecida, apreciada e utilizada na culinária. Como um remédio para doenças sazonais, cansaço, problemas digestivos e até mesmo como afrodisíaco.
Hoje em dia, é muito usado como base natural e potente para o tratamento de muitos tipos de problemas. O ideal seria tê-lo já em casa, sem ter que comprá-lo, pronto para ser utilizado para cada um dos seus benefícios.
E então porquê não pensar em cultivá-lo no jardim (se você tem a sorte de ter um!) ou na sacada? Pode ser até no parapeito de uma janela! É fácil e lhe dará tanta satisfação porque você terá a possibilidade de tê-lo sempre pronto quando for necessário ou tiver vontade.
Veja a seguir como cultivá-lo na sua casa em 5 simples passos >>
5) Propriedades do gengibre
É sempre bom lembrar que o gengibre é rico principalmente de diversos sais minerais, como manganês, cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio, ferro e zinco, e vitaminas do complexo B, por isso é altamente recomendado como suplemento alimentar. E não é só isso: já foi comprovado que o gengibre possui extraordinárias propriedades contra o câncer, e é de grande ajuda contra gastrites e úlceras, tosse, resfriado, febre, inflamações do estômago e do esôfago. Último, mas não menos importante, é útil também contra a náusea durante a gravidez e os enjôos.
4) A primeira raiz
Para cultivá-lo de modo independente, primeiro você deve comprar uma planta que dê origem ao “cultivo”. Preste bastante atenção na hora de escolher a sua muda. Tenha certeza que o gengibre que você está pensando em comprar, mesmo que pequeno, seja fresco, encorpado, firme e sem mofo. Uma raiz mole ou com mofo, de fato, faz você correr o risco de não obter os resultados esperados. Portanto, quando mais bonita for a sua muda, mais lindo e forte crescerá o seu gengibre.
3) O necessário
Você irá precisar de:
1 pedaço de gengibre fresco no qual se possam ver os brotos;
1 vaso com pelo menos 40 cm de profundidade o mais largo possível;
Fertilizante ou húmus de minhoca;
Terra o suficiente para encher ¾ do vaso.
Deixe de molho o pedaço de gengibre em água morna durante toda a noite, em seguida, encha 1/4 do vaso escolhido com húmus ou fertilizante, e complete o vaso com terra, sem esquecer de mantê-lo bem arejado.
2) Como cuidar
Quando o vaso estiver pronto com o adubo e a terra, você poderá colocar o pedaço de gengibre com a maior parte dos brotos virado para cima e cobrir com mais terra. Regue com água e deixe o vaso em um lugar quente, mas não muito, lembrando-se de manter a terra sempre úmida. O gengibre não deverá nunca estar exposto à temperaturas abaixo dos 10°C. (Então preste atenção se você mora no Sul ou se faz frio onde você está). Na fase inicial de crescimento da planta, esta deverá receber pouca luz.
1) Os resultados
Você poderá colher os primeiros gengibres depois de três ou quatro meses do plantio, prestando atenção para não cortar demais, assim a planta irá continuar crescendo linda e saudável. Porém lembre-se, que o melhor gengibre é aquele que cresce embaixo da terra por pelo menos oito meses. Com um pouco de paciência e um pouquinho de jeito com as plantas, você poderá sempre ter à mão as suas raspas de gengibre!
Você gostou do artigo? Então compartilhe no Facebook com as suas amigas!