O dia do abraço é comemorado todos os anos no dia 22 de maio. Dessa forma, é muito legal saber como foi criado e também os benefícios trazidos através do ato de abraçar alguém!
Como nasceu o Dia do abraço
Pode parecer contraditório, mas o Dia do Abraço foi criado a partir de um fato triste!
O criador desse dia foi o australiano Juan Mann. Ele vivia em Londres e, de repente, viu sua vida ir ladeira abaixo. Por isso, em 2004 teve que retornar a Sydney, sua cidade natal. O caso é que quando chegou no aeroporto não havia ninguém para recebê-lo: “Tudo o que eu tinha era uma mala cheia de roupas e um mundo de problemas”, disse Mann. Assim foi que ele decidiu iniciar uma ação: o dia do abraço grátis ( free hughs ). Nesse sentido, ele escreveu as palavras ‘free hughs’ em um papelão, foi até um ponto movimentado da cidade e esperou.
Inicialmente os olhares eram de desconfiança. Porém, pouco a pouco, as pessoas começaram a aceitar a oferta. As autoridades tentaram impedir, mas a ação de Mann ganhou fama!
Certo dia, o líder da banda Sick Puppies, interessado em abraçar, gravou um vídeo da ação de Mann. O vídeo viralizou e a iniciativa se tornou mundial!!
Os benefícios de abraçar
Abraçar é uma demonstração de carinho e amizade. Está presente em todas as culturas. Normalmente, abraçar pressupõe alguma intimidade. Em nossa cultura abraçar pode significar um conforto, um cumprimento ou apenas uma maneira de ficar mais pertinho de quem amamos.
Além disso, o abraço faz muito bem para a saúde. Isso porque o gesto libera o hormônio ocitocina que alivia o estresse. Indo mais além, um bom abraço pode chegar a reduzir as dores físicas, pois a ação atua em uma área do cérebro que libera substâncias analgésicas.
Algumas frases que podem acompanhar o Dia do Abraço
“Abraçar é um presente que não custa nada e ainda ajuda no crescimento do amor”.
“O gesto do abraço é mais do que uma mensagem. É o abraço, o carinho e a sinceridade”.
“Às vezes, sem qualquer motivo, um abraço repentino pode mudar a vida de alguém”.