O dia da mentira, que também é chamado de dia dos bobos, é uma data de fato comemorada em vários países europeus e ocidentais. Nessa data, dia 1° de abril, as pessoas pregam peças, espalham boatos que na verdade são mentiras, e então se divertem quando alguém cai na brincadeira.
Ao que tudo indica, o dia da Mentira surgiu na França. Antigamente, o ano novo era comemorado no dia 25 de março, com a chegada da primavera. Na época, as pessoas costumavam festejar por uma semana, até o dia 1° de abril.
Com a adoção do calendário gregoriano, em 1564, o ano novo passou a ser dia 1° de janeiro. Até aí tudo bem, porém, alguns franceses não gostaram da mudança e continuaram a considerar o dia 1° de abril o primeiro dia do ano.
Para brincar com as pessoas que resistiram à mudança, gozadores começaram a pregar peças neles. Por exemplo, os convidavam para festas que na verdade não existiam, enviavam presentes estranhos, enfim inventavam mentiras de todo tipo.
O dia da Mentira no Brasil
No nosso país, o dia da mentira se iniciou mais precisamente em Minas Gerais, quando um periódico chamado A Mentira foi lançado no dia 1° de abril de 1828. O tal periódico divulgou a notícia da morte de ninguém menos que Dom Pedro, contudo, tal notícia foi desmentida no dia seguinte. A Mentira também divulgou notícias como por exemplo, quando convocou certos credores para um acerto de contas que deveria ser feito no dia 1° de abril do ano seguinte. Todavia, o local do encontro não existia.
Além disso, no dia 1° de abril, também existe o hábito de mandar uma pessoa desavisada (o estagiário, por exemplo) a efetuar uma tarefa sem cabimento ou levar informações se o menor sentido para alguém. E você, já pregou sua peça hoje?