Cada país tem uma lista oficial de sintomas da Covid-19 e com o passar do tempo novos sintomas da Covid estão sendo inseridos nas mesmas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) juntamente com muitos países – o Brasil é um deles – adotaram uma lista extensa dos sintomas da Covid-19 desde o início da Pandemia.
O site do Ministério da Sáude do Brasil, por exemplo, caracteriza a doença pela “presença de sintomas não específicos” como: dor de cabeça (cefaléia), dor muscular (mialgia), fadiga, perda de olfato (anosmia), tosse e dor de garganta, coriza, perda de paladar (augesia), diarréia e dor abdominal, febre e calafrios.
Contudo, num primeiro momento, a agência britânica de saúde considerou somente três fatores como sinais de infecção por Covid-19, a saber: perda do paladar e/ou olfato, febre e tosse nova e contínua. No caso, a lista de sintomas oficiais servia para decidir quem deveria fazer o teste de Covid-19. Portanto, a pessoa que apresentasse somente dor de cabeça não necessariamente era testada, pois muitas podem ser a causa deste mal. Porém, a lista oficial de sintomas para a Covid-19 foi ampliada e outros nove sinais da infecção foram adicionados.
Covid-19 quais são os novos sintomas?
– nariz escorrendo ou entupido
– enjoo
– garganta inflamada
– falta de ar
– cansaço
– Dores no corpo
– diarreia
– dor de cabeça
– perda de apetite
Na última semana, 4,9 milhões de pessoas – um em cada treze habitantes – testaram positivo para a Covid-19 no Reino Unido. Bem como, mais de 165 mil pessoas morreram da doença no país. Ao propósito, a Agência Britânica oficial de estatísticas é responsável pelos dados.
A princípio, até este momento, a OMS mantém sua lista de sintomas e destaca tosse seca, febre e fadiga como as principais formas que a doença se manifeta. Contudo, algumas pessoas podem manifetar dores no corpo, diarreia, dor de garganta e congestão nasal.