Podar as plantas é fundamental para obter um crescimento mais saudável e homogêneo de arbustos, árvores e flores. Não se trata somente de eliminar as partes secas ou danificadas, mas de cortes precisos, com o objetivo de tornar a planta mais robusta.
Cada variedade precisa de diferentes intervenções, mas no geral, todas as podas devem seguir a forma e as dimensões da planta. Cada planta deve ser podada de acordo com uma lógica que respeite a sua estrutura e as suas características.
Para permitir que a planta cresça sem “sufocar”, produzindo mais flores o frutos, a poda é mais útil do que qualquer fertilizante.
É uma operação que você deve fazer utilizando os instrumentos certos e escolhendo a época do ano mais adequada para cada intervenção. É por isso que neste artigo explicaremos quais tipos de podas você pode fazer, em quais plantas e em que época do ano, para obter os melhores resultados.
Vamos descobrir juntos como podar as plantas seguindo 8 conselhos para obter um crescimento mais saudável e belo:
1) Os instrumentos para podar as plantas
Que se trate de pequenos arbustos ou de grandes árvores, você precisa ter o equipamento certo antes de começar a podar. Os cortes devem ser muito precisos e feitos com ferramentas limpas para evitar que apareçam doenças e parasitas. Para o cuidado das plantas menores, você pode escolher tesouras de jardinagem. Por outro lado, se você precisa podar plantas com galhos mais grossos e pesados, você terá que usar um tesourão de poda, uma cerra com lâmina curva ou um cerrote.
2) As técnicas para podar as plantas
Como podar as plantas? Responderemos a esta pergunta dizendo que os métodos são principalmente 3. Aparar consiste em eliminar alguns ramos. Você precisa identificar e aparar os ramos mais velhos ou mais secos. Assim, você irá dar mais espaço e nutrientes aos ramos novos. A poda de formação é onde você corta as pontas mais jovens e serve para estimular o crescimento e para dar forma às plantas ornamentais. Por fim, a poda de floração diz respeito à eliminação de flores murchas, para dar à planta uma aparência mais bonita e saudável.
3) Como podar as árvores frutíferas
Para decidir como podar as árvores frutíferas, precisamos saber se queremos cultivá-las por motivos estéticos ou produtivos. Se o nosso objetivo são os frutos, saiba que é uma manutenção que exige constância desde os primeiros anos de vida da planta. A poda de frutificação é a forma escolhida para tornar a planta o mais produtiva possível, dependendo da variedade.
Temos também, a poda de manutenção, ou seja, aquela feita periodicamente para manter a planta no seu melhor. Pode ser feita no outono ou logo antes da floração. Neste último caso, quando os botões jã estão presentes, podemos decidir a quantidade de flores que queremos deixar. Os botões de flor se diferenciam dos botões terminais porque são mais gordinhos. As podas de verão, por outro lado, podem levar a 2 resultados diferentes. As feitas entre dezembro e janeiro favorecem a emissão vegetativa. As feitas entre a metade e o fim de fevereiro conterão o crescimento fututo.
4) Como podar trepadeiras
A poda das trepadeiras se dá pelo espaço permitido para o seu desenvolvimento, além dos cuidados da planta. A trepadeiras que florescem nos caules do ano anterior se podam no final da floração para estimular o crescimento de novos ramos. Fazem parte deste grupo o falso jasmim, a glicínia e a madressilva. Já aquelas que florescem nos caules novos, por outro lado, (como o Bougainvillea, o jasmim ou a passiflora) devem ser podadas no final do inverno. Por fim, para podar as trepadeiras perenes, como a hera, é possível intervir tanto na primavera quanto no final do verão.
5) Como podar as suculentas
Geralmente as suculentas crescem de modo muito lento, portanto, a sua poda se faz raramente. Para entender como podar as suculentas, antes de tudo precisamos saber que, para essas plantas, qualquer corte levará a perda de líquido. Esta ferida é uma porta de entrada potencial para micróbios e parasitas. Se, por exemplo, é necessário desbastar uma figueira-da-índia, devemos cuidar das feridas com um produto específico ou com algumas gotas de cera. Além disso, você orecisa ter presente que a parte central da planta deve permanecer sempre intacta e, portanto, a poda deve limitar-se às partes danificadas ou secas. A babosa também é uma suculenta. Além de retirar as folhas secas e murchas, é necessário retirar os filhos da planta mãe, para evitar que a sufoquem. Você pode retirá-los com cuidado e plantá-los em outro vaso, obtendo assim pequenas plantas novas.
6) Como podar as plantas em vasos
Para podar as plantas em vasos devemos adotar um plano de ação anual. Características específicas de cada planta à parte, a poda das plantas em vasos é necessária para manter em ordem a varanda, para o controle do crescimento e pelo fator estético. Um desbaste leve pode ser feito nos meses de verão. A poda, por outro lado, deve ser feita no inverno, e visa garantir uma adequada passagem de luz e ar em toda a fronde (conjunto de folhas), procedento à eliminação dos ramos mais velhos e secos do interior. Para evitar que sacadas e varandas fiquem cheios de folhas e flores secas, corte um pouco dos botões quando necessário.
7) Como podar as cercas vivas
A maioria das cercas vivas tem uma função puramente decorativa. Por esse motivo, você deve podar com cuidado para manter a sua forma pré-estabelecida. Exceções à parte, você deve podar as cercas vivas na primavera, após a floração estar completa. O louro precisa de uma poda no inverno, enquanto as coníferas, que são perenes e crescem muito rápido, podem ser podadas várias vezes durante o ano.
8) Como podar árvores altas
Cada árvore possui características específicas que você precisa respeitar durante a poda. Mas, apesar disso, algumas regras aplicam-se para todas as espécies de plantas. Para podar árvores altas, você precisa sempre começar a partir da parte interna da folhagem, para deixar os galhos respirarem e garantir um melhor crescimento. Se os galhos são muito grossos, você precisará usar uma serra elétrica ou terá que chamar jardineiros experientes. Outra coisa que você deverá fazer é eliminar aqueles brotos que crescem na base da árvore e que, se não são removidos, crescerão desproporcionalmente até transformarem a sua árvore em um arbusto grande e sem forma. Retirando-os com cuidado entre setembro e dezembro ou entre março e abril, você pode obter novas mudas a partir deles.
Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!