O kiwi é uma fruta preciosa, saborosa e aliada da nossa saúde. Ricos em vitamina C, fibras, antioxidantes e com poucas calorias (apenas 44 para 100 gramas!), os kiwis, com a sua polpa saborosa e a sua casca marrom claro, não deveriam faltar na nossa mesa, mesmo que estivéssemos de dieta ou se quisessemos seguir um determinado regime de baixas calorias.
O kiwi contém um alto percentual de potássio e é muito adequado à quem pratica esportes: este importante mineral ajuda, como geralmente se sabe, a prevenir cãimbras musculares. Esta fruta de origem oriental (acredita-se que esta planta seja originária do sul da China, onde é cultivada já fazem 700 anos) é uma bênção para o intestino, graças à alta presença de fibras, uma vez que ajuda a regular o seu bom funcionamento.
A presença de vitamina E, por sua vez, garante uma eficaz ação contra os radicais livres, garantindo juventude e beleza à sua pele e ao seu organismo.
Existe um aspesto singular do kiwi porém, que é bom saber para aproveitar ao máximo as suas vantagens. Foi o suficiente comer 3 kiwis por dia para constatar a sua eficácia >>
4) Como escolher o kiwi?
Antes de tudo, é importante ter conhecimento das informações corretas para poder escolher os melhores frutos. Os kiwis melhores com certeza são os da estação (final do outono, inverno), cultivados de maneira orgânica, frescos e maduros no ponto certo. No Brasil o kiwi é produzido sobretudo na região sul, e importado principalmente de países como Chile, Nova Zelândia e Itália, que cultivam frutos de ótima qualidade. Há cerca de duas décadas o kiwi era novidade e os preços de venda eram bastante elevados, já hoje a relação qualidade/preço é muito mais equilibrada.
3) A hipertensão, um problema grave
Hoje a hipertensão é uma das doenças mais comuns nos países industrializados: atinge homens e mulheres, sem distinção, até mesmo em idade jovem. No entanto, para combater o perigoso aumento da pressão arterial, com valores acima do normal, estudos recentes aconselham o consumo deste precioso fruto chamado kiwi, um remédio natural e eficáz. Por trás destes estudos e pesquisas estão grandes espertos no assunto: de fato, os pesquisadores da Mette Svendsen University Hospital de Oslo (Noruega) apresentaram os resultados da sua descoberta na conferência da American Heart Association, realizada em Orlando.
2) O kiwi combate a hipertensão
De acordo com este estudo, pessoas que sofrem de hipertensão devem comer três kiwis por dia para baixar os níveis da pressão arterial. A equipe de pesquisadores avaliou 200 voluntários com valores altos (mas não excessivos) de pressão arterial. Os voluntários foram divididos em dois grupos e avaliados por um período de aproximadamente oito semanas. Ao primeiro grupo foi pedido de introduzir os três kiwis por dia na dieta. Ao segundo grupo foi pedido que introduzissem uma maçã. No fim das oito semanas de estudo o resultado foi surpreendente. O grupo de hipertensos que adicionou os três kiwis à própria dieta, teve a pressão máxima reduzida em uma média de 3,6 milímetros por dia. De que maneira esta eficaz redução da pressão arterial acontece? O efeito surpreendente desta fruta é devido à presença de luteína, susbstância abundante no kiwi, um carotenóide importante que também serve para regular a pressão intra-ocular.
1) Top 10 dos alimentos anti-hipertensivos
No top 10 dos alimentos que ajudam a combater a pressão alta, o primeiro lugar pertence à um aliado inesperado, o chocolate amargo. No segundo lugar, encontra-se a semente de abóbora, grande aliada do sistema cardiovascular. Em terceiro lugar, estão frutas e verduras em geral e, principalmente, os alimentos ricos em potássio como a banana. Em quarto lugar estão os cereais, que ajudam a combater a pressão alta, graças ao ácido glutâmico, uma proteína vegetal.
Logo após, em quinto lugar encontram-se os produtos lácteos, ou seja, os derivados do leite e processados de várias maneiras. Em seguida estão os legumes que, graças ao hidrolisado protéico, mantêm os rins saudáveis e combatem a hipertensão. Em sétimo lugar estão as nozes, fontes preciosas de antioxidantes e ácidos graxos. Ocupando o oitavo lugar encontra-se o peixe, com o seu ômega 3, que ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Em nono lugar a batata roxa: é próprio a sua pigmentação, tão única, a funcionar contra a hipertensão. Para concluir a lista, a beterraba, em particular o seu suco que, nem todos gostam, mas é um santo remédio!
Você achou o nosso artigo interessante? Compartilhe no Facebook com os seus amigos!