Seria possível viver com a ajuda de uma única parede que pode se transformar em várias peças do mobiliário de um apartamento, transformando-se ao mesmo tempo, em quarto, cozinha, sala de estar, escritório e qualquer outra coisa?
Estamos falando de City Home, que entre outras coisas pode aumentar consideravelmente o espaço livre dentro de uma casa.
Na verdade, este sistema revolucionário é capaz de aumentar o espaço disponível de duas ou três vezes mais, porque tem a capacidade de assumir uma aparência de um eletrodoméstico, de um sistema de entretenimento, de um objeto de decoração, equipamento esportivo ou até mesmo de um espaço adequada para um escritório.
Em uma sociedade onde viver em uma área espaçosa representa uma das razões fundamentais que apesar de uma situação economica e financeira geral não muito estimulante, com City Home você pode ser capaz de otimizar cada metro de espaço mesmo em um simples apartamento.
Continue lendo, para conhecer melhor o projeto e assistir o video
O projeto City Home foi criado por designers de interiores no MIT (Massachussets Institute of Technology), que pretendiam criar um novo sistema de móveis que podem se adaptar a cada tipo de ambiente. Esta é uma idéia que nasceu de fundações bastante simples. A finalidade era criar um sistema de paredes transmutavél que poderiam ser capaz de incluir todos os serviços que você precisa para um lar adequado, tais como o quarto, a cozinha, o espaço que serve para trabalhar, o sistema de contadores.
O projeto foi idealizado por dois arquitetos, Hasier Larrea e Kent Larson, que tentaram resolver o problema de espaço com a ajuda de tecnologias avançadas, tais como, comandos de voz, sistemas touchscreen e de gestos com as mãos.
Cada unidade é ligada a uma série de motores internos, que tem a intenção de tirar todos estes sistemas com a ajuda de gestos simples com as mãos. Não é necessário algum movimento físico que requeira esforço: com apenas um simples gesto e se pode haver um ambiente totalmente sob controle.
Você pode colocar a cama onde quiser, trocar de lugar, mover uma escrivaninha com um gesto, acender uma lâmpada com um toch ou até mesmo fazer materializar uma mesa de jantar. O ambiente pode ser ajustado sem qualquer dificuldade de longe com um simples movimento.
Um quarto pode se transformar em uma sala de ginástica, uma suíte para quatro pessoas ou pode tornar-se uma sala para mais de 10 pessoas durante um jantar, assim como o espaço restante pode tornar-se um espaço para festas. A cozinha pode transmutar-se em uma sala de jantar, assim como um lugar de relaxamento pode tornar-se um local para o escritorio. O quarto, por sua vez, pode mudar de acordo com as necessidades de quem habita.
City Home vai ser colocada em produção com a ajuda de alguns patrocinadores e de um sistema de crowdfunding.