Pode parecer um sonho, mas a pílula do exercício físico está perto de se tornar real. Muitos exercícios e atividades físicas são relacionados como sendo benéficos para a saúde. Ao mesmo tempo para o bem-estar, emagrecimento, prevenção de doenças e melhora também a saúde mental. Contudo, pessoas que possuem uma vida mais corrida, muitas vezes não conseguem conciliar a rotina e adicionar exercícios.
Dessa maneira e sabendo sobre essa necessidade, cientistas pensaram em alternativas para aqueles que não conseguem se movimentar. A ideia então é criar uma capsula contendo as substâncias que são benéficas. As que são liberadas durante ou depois da atividade física. Pesquisadores australianos e americanos são quem estão a frente dessa pesquisa inovadora na área.
Uma vez que as pílulas aumentariam a capacidade pulmonar, elas também impactariam no ganho de massa muscular na queima da gordura corporal. Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, também descobriram que existe uma proteína chamada clusterina. Este composto anti-inflamatório é liberado logo que praticamos exercício físico e auxilia na memória humana.
A clusterina pode ser encontrada 20% a menos em corpos sedentários depois de uma experiência realizada com animais. Esse estudo foi publicado na revista científica Nature. Do mesmo modo ela também é capaz de reduzir a inflamação cerebral, essa que pode aumentar o risco de Alzheimer. Dessa forma a expectativa é que medicamentos que imitam os benefícios da clusterina possam ser fabricados.
Testes com a pílula de exercício físico
Muitos estudos relacionados às atividades físicas seguem em laboratórios. Os testes são realizados por enquanto em células ou animais. A ideia é que mais tarde essas possibilidades possam ser testadas em seres humanos para assim verificar se funcionam ou não. Mesmo assim não se descartam essas futuras inovações. Isso porque elas podem ser muito benéficas em casos de idosos frágeis, pessoas com algum impedimento físico e de mobilidade. De certa forma a pílula do exercício físico também pode contribuir para que pessoas no geral passem a se exercitar mais. No futuro os cientistas acreditam que que essas proteínas e seus beneficios podem ser entregues na forma de uma pílula.