Um arquiteto sueco se comprometeu muito ativamente em criar uma mini casa pré-fabricada. Ele queria que fosse bonita do ponto de vista estético, mas que fosse também muito funcional. A partir destas considerações, nasceu o conceito de “mini house”, uma mini casa (composta por pedaços pré-fabricados) auto-sustentável, com um bom planejamento, por este motivo é muito econômica. Esta casa é uma casa pré-fabricada moderna que pode ser construída em 2 dias, foi projetada pelo escritório do arquiteto Wagell diretamente em colaboração com a empresa Sommarnöjen que já produz casa de férias.
Ultimamente está na moda este tipo de casa, já que a crise econômica global direciona cada vez mais as pessoas com várias necessidades (casais, estudantes, aventureiros, etc…) a buscarem soluções econômicas como esta, para buscar a sua própria autonomia. E temos que admitir uma coisa: a mini casa é fantástica! E pode fazer todo o sentido do mundo que uma pessoa deseje viver em um lugar assim, é verdadeiramente impressionante.
Esta pequena casa com a dimensão de 15 metros quadrados, conta com um terraço coberto, este também com 15 metros quadrados, com uma pérgola de madeira, para proteger do sol durante o verão. A “mini house” é, obviamente, feita de madeira, possui um sistema de isolamento térmico acústico, é equipada com uma cozinha compacta, mas completa, um banheiro completo, uma sala de estar e painéis solares para produzir eletricidade.
Como mencionado anteriormente pode ser construída em apenas 2 dias, com uma base de concreto armado (esta construída precedentemente), e é pronta para ser desfrutada!
Vendo ela do externo parece uma pequena cabana com terraço ( quase como aquelas casinhas feitas para se usar como deposito) mas, por dentro, cada pequeno espaço é explorado ao máximo para oferecer uma experiencia habitativa confortável em estilo “mínimo”.
Graças as janelas, incluindo uma grande porta-janela que abre para o terraço, a mini house é luminosa e agradável de se habitar se adaptando a todas as necessidades.
Muitos vezes os melhores projetos nascem a partir de uma necessidade, outras vezes de uma experiencia vivida pessoal ou lavorativa. Neste caso a ideia nasceu a partir de uma lei! Do dia 1 de janeiro de 2008 na Suécia, você pode construir uma casa de 15 metros quadrados em suas terras sem qualquer tipo de permissão.
A primeira ideia era aquela de criar um anexo para os hospedes, mas depois o conceito se é ampliado graças a popularidade do designer.
Hoje o arquiteto Wagell esta trabalhando em um conjunto de outras mini casas pré fabricadas com tamanhos e tipos diferentes para atender as solicitações recebidas.
No futuro poderemos combinar vários elementos que podem criar uma verdadeira, grande casa, personalizada.
Mas quanto custa? O preço da casa, como na foto, com terraço é de 12.200,00 euros. Todos os moveis e banheiro: 3.200,00 euros, 900,00 euros para o isolamento e 1.200,00 para as placas solares. Eles acreditam que com o aumento da procura, e claro da produção, os preços podem abaixar.
A mini house não é assim ruim, não é?
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!