Todo mundo sabe que é comum que nossos cães sejam curiosos, cheiram tudo, brincam e colocam qualquer objeto que esteja na sua frente, na boca… Por esse motivo, parasitas, bactérias, e doenças, muitas vezes até graves, podem ser contraídas trâmite nosso amigo de quatro patas e que depois passam facilmente para os seres humanos durante jogos, beijos e abraços.
8) Criptosporidíase
Os cães podem contrair o Cryptosporidium, um parasita unicelular que pode atacar o intestino, simplesmente introduzindo-se em poças e canais. Por sua vez, como os cães carregam a doença através do pêlo, a propagação pode acontece através da língua, ou espalhando os parasitas por onde passa: sobre lençóis, sofás e poltronas à vontade.
No homem, a doença pode causar gastroenterite aguda que se manifesta sob a forma de dor abdominal e diarréia, semelhante a “cólera“.
Os cães podem ser portadores de muitas outras doenças perigosas. Conheça quais são elas, como reconhecer os sintomas e como evitá-las…
7) A ascaridíase, conhecida como lombriga (ou bicha)
Ascaridíase, são vermes parasitas que se parecem com minhocas finas, infestam os nossos parques públicos. Os cães contraem oralmente, eles se reproduzem muito rapidamente, atingindo comprimentos de 14 cm e liberando ovos nas fezes de animais. Uma vez no chão, sobre o terreno, os ovos podem sobreviver por meses: se entramos em contacto com este solo, fazendo jardinagem por exemplo, e levarmos as mãos na boca, o contágio ocorre em um segundo.
Sintomas nos cães são percebidos através de vômitos e a presença de ovos nas fezes; nos humanos, os sintomas são: dor abdominal, náuseas e vômitos, até colecistite e hepatite.
6) Micose ou “tinha”
O agente que causa esta doença na pele é um fungo, o “microsporum“. Os mais afetados são os gatos, mas os cães também podem ser portadores desta infecção: ela se apresenta com erupções avermelhadas em forma de anel. É necessário muito cuidado, porque a “tinha” não é uma doença grave, mas é muito contagiosa e irritante.
Está passando a vontade de beijar apaixonadamente seu cãozinho? Espere até você terminar de ler o artigo!
5) A tuberculose
Existem poucos casos de contágio entre cãos e humanos, mas pode acontecer: o animal pode ser infectado através do contato com outros animais doentes ou comer uma carne infectada. A tuberculose é uma infecção pulmonarpotencialmente fatal.
4) Intoxicação alimentar
A língua dos cães é um aglomerado de bactérias que também pode ser muito perigoso a nossa saúde: a salmonela e a campylobacter (que é uma doença infecciosa intestinal), estão entre estas.
3) Tênia ou “solitária”
Os cães podem ingerir os ovos deste parasita generalizado, comendo uma carne crua ou mal cozida infectada (o porco é o hospedeiro intermediário que a tênia mais ama). Uma vez infectados, os cães podem infectar seu dono apenas lambendo o seu rosto! É necessário, portanto, prestar muita atenção nas fezesdo seu cão: porque com elas são liberados os ovos que, inclusive, são visíveis a olho nu. A prevenção é a arma vencedora: vermifugue e vacine o seu animal regularmente.
2) Leptospirose
Seu animal de estimação pode pegar leptospirose simplesmente por beber água, caso tenha sido contaminada pela urina de rato. Se algum homem entrar em contato com o xixi do cão infectado, pode manifestar sintomas semelhantes aos da gripe, e até chegar a colapsos perigosos de órgãos e hemorragias internas.
1) Escabiose ou “sarna”
O parasita que ataca o animal é diferente do que ataca os humanos. Este ácaro, que provoca coceira intensa e a queda do pêlo, pode irritar até o seu dono tentando se incubar na pele humana.
Sabemos que o carinho dos bichinhos de estimação melhorar o humor, mas depois de ler esse artigo, você vai pensar um pouco mais, antes de beijar seu cão? Avise seus amigos e compartilhe este artigo!
Quanta besteira, não dá para generalizar!! Não conheço uma pessoa que tenha um cão vacinado e vermifugado que tenha pegado uma dessas doenças. Ainda mais a tuberculose, uma carne passa por fiscalização para poder chegar até o consumidor. Aff!!!!
isso é muito importante agente saber disso, legal!
Todas as verminoses e a leptospirose são absolutamente evitadas com vacinação e vermifugação. E doenças como tuberculose são transmitidas por seres humanos!!! Então não beije seres humanos… Essa postagem idiota só serve para estimular o abandono…
Eu tenho uma lindeza chamada Drica que tem 14 aninhos que eu beijo, abraço e dorme comigo. Se fosse assim eu já estaria morta…pura besteira o está escrito
não é não já foi ver se você esta com vermes por que beijar a boca de um cachorro pode transmitir mais doenças do que você pode imaginar #ficadica
Verdade Leila , eu tenho meu shit-zu a 7 anos e desde que peguei ele eu é que lambo ele e até puxo a lingua dele nem bafinho ele tem …dormimos abraçadinhos , a gente é um amor incondicional e ele só sabe beijar eu…outras pessoas ele não gosta..e nunca fiquei doente por causa disso , alias to forte até demais.
Verdade
Assim se fala no bom português
Que conhecer mais curiosidades.
Uma enorme quantidade de informações sobre saúde. Vale a pena.
Quem escreveu essa matéria com certeza é um idiota que não sabe o que é o amor de um cão. Tudo que isso que foi escrito até pode acontecer a partir do momento que vc não cuida do seu cachorro, e é porco quem mexe na terra e vai colocar a mão na boca sem lavar???? Meus cachorros são mais limpos que muita gente, tomam banho toda semana, troco a água deles várias vezes ao dia e toda vez que vão a rua quando voltam limpo a pata deles pq sei que eles sobem na cama e assim vai continuar sendo, faço exame de sangue todo ano para saber se estam bem….tenho cachorro a 11 anos nada disso jamais me aconteceu!!! Isso é coisa de gente porca e relaxada!!!Não tem coisa melhor que beija-los!!!!!
Lembre Tais que os cachorros costumam lamber as partes íntimas, assim como os gatos! Por mais limpos que sejam,deve-se evitar este contato salivar!! Não será por isto que vamos deixar de amar , nossos bichos de estimação!
Sabe Thais o pessoal não beija cachorro mas lambe a boca desses caras num baile funk que ja puxou drogas , ja beijos uma 20 por noite , isso pode né?? Eu beijo meu cachorro, ele é limpinho demais toma banho é asseado …ele é fofo demais..
Se fosse eu já teria morrido
Texto vergonhoso… e que tal não beijar crianças? Elas também metem tudo na boca e colocam as mãos em todo o lado e levam novamente à boca…
Vergonhosa esta publicação
não sejam idiotas . Beijo meus cães há 30 anos e nunca me aconteceu nada. Gente tem boca muito mais suja.
eu sempri beijo meu cachorro e mordo
Achei um absurdo um video que vi, uma senhora dando o peito para o cachorro mamar, imagino o tanto de bacteria que ele ela pegou, absurdo !!!!!
Eu tenho uma pincher e eu já sabia disso mais tomo todos os cuidados possível pra que ela não pegue qualquer coisa do chão pois nnão resisto quando chego da uma e a minha princesa vem toda feliz e miando de saudades querendo me beijar sem contar de manhã ela me acorda todos os dias com um longo Beijo euadoro isso kkkkkkkkk
Ate o ser humano se for porco,não tomar banho vacina,vai passar doença. AFF …….
Sempre tenho em minha mente, que essas doenças de cães só pegam em pessoas que não gostam deles, em pessoas idiotas que tem nojo.
daqui um dia teremos que viver em uma bolha de plástico , tudo causa doença . , lembre-se para ser imune a uma doença o corpo precisa do vírus no corpo para se imunizar
Não abro mão dos meus filhos peludos. A vida toda eles (são 5) dormem na cama comigo, me lambem, as vezes roubam minha comida e sempre fui bem saudável. Discordo da matéria.
Meu a Boca dos cachorros são muito mais limpas que a nossa boca!! Por causa daquela “bordinha preta” que eles tem! Ela bloqueia qualquer tipo de verme..ou qualquer coisa citada nessa materia!
Informative article, totally what I wanted to find.
Vocês devem estar falando de cachorro de rua, abandonado. Porque com toda essa descrição de doenças eu já estaria contaminada, internada numa clínica, passando mal…. ou teria morrido. Vamos com calma, generalizar é fazer com que as pessoas abandonem seus cães.