O cabelo é a moldura do rosto. Portanto, é uma parte muito importante para a autoestima da mulher. Mulheres que possuem cabelos finos e ralos tem mais dificuldade em cuidar dos cabelos para que eles tenham mais volume.
O guia para saber a espessura de nossos fios é a percepção tátil. Ou seja, o volume de cabelos que sentimos ao pegá-los nas mãos vai identificar o cabelo mais fino e menos volumoso comparando com os outros.
Mulheres que sofrem de alopecia (calvície), estão entre as que tem os fios finos e ralos, ou por questões genéticas ou pela queda dos fios.
Mas, como cuidar de cabelos finos e ralos?
Segundo Sandra Perondi, tricologista e diretora técnica da rede “Mais Cabello”, escolher o produto certo é difícil: “A escolha do produto correto é uma dificuldade. Deve-se evitar o uso de géis, mousses, pomada e sprays. O ideal é sempre recorrer a produtos leves (hidrofílicos) e que tenham afinidade com água”, explica Sandra.
Além disso, Sandra diz que é melhor evitar parabenos, sulfatos, petrolatos e óleos minerais próximos ao couro cabeludo. Isso porque são produtos pesados que prejudicam muito esse tipo de cabelo.
Sandra Perondi dá algumas dicas para manter os fios ralos e finos mais saudáveis e volumosos. Confira.
1) Evitar água quente
A água quente é vilã para qualquer tipo de cabelo. O ideal é lavar os cabelos com água morna e essa dica vale mais ainda para cabelos finos e frágeis. Isso porque a água quente prejudica o cabelo, principalmente no que diz respeito à hidratação.
2) Proteger os cabelos do calor excessivo
Ao utilizar secadores e chapinhas, procure proteger os fios com um protetor térmico que também proteja do sol. Use produtos leves. Nesse sentido, a profissional dá a seguinte orientação: “Outra dica é deixar o cabelo secar cerca de 75% ao ar livre. Depois disso, aconselho a secagem de cabeça para baixo para adicionar forma e volume extra ao couro cabeludo. Isso produzirá a aparência perfeita, e minimizando os danos”.
3) Atenção ao condicionador
Condicionador em excesso pode ser ruim no caso de cabelos finos: “Evite exagerar na quantidade do condicionador – o correto é que a quantidade seja metade da do shampoo. Vale evitar também aplicar condicionador no couro cabeludo, pois pode pesar o cabelo para baixo. A aplicação correta é apenas o suficiente para envolver os fios no comprimento do meio para baixo, sentido pontas, pois isso ajudará a manter os fios alinhados e mais volumosos próximo ao couro cabeludo”, explica Perondi.
4) Aprenda a desembaraçar os fios
Para evitar quebras e nós nos cabelos finos, desembarace indo das pontas para o couro cabeludo e mecha por mecha.
5) Limpar bem o couro cabeludo
A poluição, a sujeira, o sebo, as células mortas e o acúmulo de produtos, aumentam o peso do cabelo. Portanto, é muito importante conservar o couro cabeludo limpo: “Para maximizar o volume, um shampoo purificante no couro cabeludo é muito bem-vindo”, diz Sandra.
6) Evitar vilões capilares
“Fique longe dos sulfatos – detergentes encontrados em muitos shampoos – que podem enfraquecer os cabelos ao longo do tempo, tornando-os suscetíveis a quebra e possíveis danos”, continua.
7) Alterar a frequência das lavagens
Cabelos sujos pesam muito quando são finos e ralos, pois grudam na cabeça e perdem volume. Então, o melhor para quem tem esse tipo de cabelo, é lavá-los todos os dias ou, ao menos, dia sim dia não.