Dia 13 de abril é considerado o dia do beijo. Pesquisas apontam que beijar faz muito bem para a saúde. Pode, inclusive, emagrecer, pois acelera os batimentos cardíacos de 70 para 150 por minuto. Isto significa seis calorias perdidas a cada vez que beijamos. Além disso, os hormônios do prazer (dopamina e ocitocina) são liberados no ato de beijar.
A médica Martine Mourier escolheu o beijo como tema de sua tese de doutorado. Segundo ela, uma beijoca carinhosa movimenta 17 músculos. Seu cálculo também mostra que de fato os beijos mais apaixonados movimentam 29 músculos.
Um beijo dura, em média, 45 segundos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Butler (EUA). Mudanças químicas cerebrais que tem a ver com fortes emoções são registradas neste período.
O que acontece depois do primeiro beijo
De acordo com estudo feito pela Universidade de Albany mostra que 59% dos homens e 66% das mulheres entrevistados perderam o interesse pelo parceiro(a) após a primeira beijoca. Em síntese, isso indica que a experiência destas pessoas não deve ter sido muito boa.
“O beijo libera uma série de substâncias endógenas, libera também a endorfina, que traz a sensação de tranquilidade. É a conexão do casal, o início de tudo”, explica a sexóloga Virgínia Peles. “Algumas pessoas relatam no consultório que o beijo não teve química: ‘olha, quando eu beijei não teve química e eu insisti, fui com o relacionamento a frente e casei. Será que é esse o motivo do casamento não tá indo tão bem?’ O beijo é o termômetro de um relacionamento”, contou a sexóloga. Ela continua, explicando que na crise dos casais, a primeira coisa que diminui e depois acaba é o beijo. “Acaba o beijo, acaba a comunicação…”, ela diz.
Virgínia vai adiante e nesse sentido diz que beijar é interessante para as crianças criarem uma boa referência com os pais: “É saudável sim, o beijo, o carinho. A criança vê isso porque ela participa dessa construção da vida à dois e idealiza: ’quando eu crescer eu quero casar e beijar minha esposa’. Acho legal a ideia de crescer e casar quando a gente tem inspiração dos pais”.