Se você tem animais de estimação, sabe bem que acontece com frequência de eles estragarem as plantas roendo suas folhas ou tirando a terra dos vasos. Esse comportamento dos nossos gatos e cachorros, muito difundido entre os filhotes, tem como causas o estresse, tédio ou simplesmente curiosidade. Além de estragar as plantas, também pode ser perigoso para eles, porque correm o risco de ingerir substâncias tóxicas. Para evitar que nossos amigos de 4 patas estraguem as plantas que temos em casa, existem alguns métodos bastante eficazes.
Como manter os animais de estimação longe das plantas
Dentro das nossas casas, geralmente temos móveis mais altos onde é possível colocar as plantas e evitar que cães e gatos cheguem até elas. Então, se realmente não é possível impedi-lo de mordiscar as folhas ou mexer na terra, estragando as suas plantas, não há outra escolha a não ser decidir colocar obstáculos entre o seu animalzinho e as plantas. Seguindo a mesma lógica, uma boa solução pode ser colocar um biombo entre as plantas e o animal, usando a criatividade ou comprando um. Essa solução talvez seja mais adequada para cães do que para gatos, mas ainda pode funcionar para ambos.
Outra maneira de evitar que nossos animais de estimação roam as folhas das plantas é fazer uma mistura de água e limão e vaporizar nelas. O cheiro das frutas cítricas irá mantê-los longe. Você também pode colocar os brinquedos do animal perto das plantas para distraí-los.
Para os cãos o interesse pelas plantas pode ser um sinal
Se o seu cachorro demonstra um interesse excessivo pelas plantas, ele provavelmente está estressado ou entediado. Dedicar um tempinho ao seu animal e levá-lo para passear, possivelmente no parque, com certeza será uma boa terapia para deixa-lo cansado. E o seu interesse pelas plantas desaparecerá, porque a sua atenção estará concentrada nas brincadeiras. Os animais precisam de contato com a natureza, por isso é importante fazê-los sair de casa.
Chamar a atenção para educá-los
Não bata nos seus animais, contudo, você pode levantar um pouco a voz para que eles saibam quando estão errados. Se gatos e cachorros destroem as plantas com mordidas ou revirando a terra, é correto repreendê-los para fazê-los entender que é um comportamento errado. Irá bastar falar um belo “Não” em voz alta, toda vez que tentarem fazer algo errado, para que entendam que se trata de uma ação que não podem absolutamente fazer.