A amoreira é uma árvore muito antiga de origem asiática que se espalhou por quase todo o planeta por causa da sua resistência e propriedades benéficas. De fato, gregos e romanos adoravam ses frutos. A saber, da amoreira utilizam-se as frutas, as folhas e a madeira, mas acima de tudo é uma planta que faz sombra e é capaz de absorver a poluição. Todas excelentes razões para tê-la no seu jardim.
Características da amoreira: a planta anti-poluição
A amoreira faz parte das famílias das moráceas. Ela espalhou-se naturalmente da Ásia ao norte da África até a América do Norte. Importou-se até a América do Sul onde encontrou um clima favorável e, até hoje, encontra-se no Brasil em diferentes lugares.
Sua estrutura se desenvolve como uma árvore ou arbusto e há séculos cultiva-se por casa de suas folhas, que são o alimento exclusivo do bicho-da-seda.
Após um declínio gradual da sua popularidade, nos últimos 20 anos houve um retorno do cultivo da amoreira. Além de encontrá-la em casas e jardins privados, é fácil encontrá-la também em parques públicos porque faz muita sombra e é bastante resistente a parasitas e mudanças bruscas de temperatura.
Além disso, a amoreira é uma árvore com propriedades excelentes em termos de poluição.
As suas folhas são capazes de absorver o dióxido de carbono, o monóxido de carbono, o ácido fluorídrico, o cloro e o dióxido de enxofre presentes na atmosfera. As suas raízes, por outro lado, são capazes de absorver os agentes poluentes do solo. Por esse motivo, planta-se também a amoreira para recuperar os terrenos de antigas áreas industriais.
Como cuidar desta planta
A amoreira cresce tanto na beira do mar quanto em altitudes de até 1000 metros. Cresce praticamente em todo o lugar, entretanto o seu habitat ideal, onde cresce mais verdejante e rápido, é o clima temperado. Prefere solos planos, bem drenados e expostos ao sol.
Em situações difíceis, como muita sombra, muito frio ou falta de água, a amoreira não morre, mas o seu crescimento fica comprometido e pode não dar frutos.
A melhor maneira de colocá-la no se jardim é comprar uma planta jovem e plantá-la na terra ou em um vaso grande. Neste último caso, lembre-se que deve ser bastante profundo e você terá que adubá-lo periodicamente. Se você mora em locais onde o clima é rigoroso, no inverno é melhor proteger as raízes com cobertura morta e aliás, optar pela variedade de amoras brancas, que suportam mudanças realmente extremas de temperatura: de -30 a 40°C.
Se, por outro lado, você mora perto do mar, é melhor escolher a qualidade preta, que não sofre com a salinidade e solos muito áridos. Para saborear as amoras você deverá esperar o verão. As frutas maduras podem ser recolhidas com cuidado, mas geralmente caem da árvore naturalmente. Por esse motivo, é melhor colocar longos panos embaixo da árvore e sacudir os galhos para colhê-las.