
Em qualquer cozinha equipada digna de respeito, não pode faltar algumas panelas e utensílios em alumínio. Um material amplamente utilizado também na fabricação de janelas e bancadas da cozinha. Cozinhar em panelas de alumínio é particularmente indicado quando você quer preparar alimentos em fogo baixo a lento cozimento.
Embora tenham sido realizados estudos para identificar os níveis de alumínio na população brasileira, cozinhar em panelas e com utensílios feitos com este material, é absolutamente inofensivo.
A alta condutividade térmica é uma das maiores vantagens deste material na cozinha. Quanto maior for a espessura das panelas, mais uniforme será a distribuição do calor, reduzindo a formação de eventuais pontos de excesso de calor.
Porém, com o passar do tempo, o alumínio tende a oxidar, com o simples contato com a atmosfera. Consequentemente, o material pode deteriorar-se, tornando-se de cor escura e dificilmente voltará a ser como antes.
Não se preocupe: existem algumas técnicas simples e eficazes para limpar os objetos de alumínio, sem estragá-los. Vamos descobrir juntos >>
3) Como limpar o alumínio batido
Lavar com água e sabão neutro é o suficiente no caso de aberturas e janelas em alumínio anodizado. Normalmente já tratados anteriormente com galvanização, de modo a evitar a corrosão dos mesmos. Entretanto, se em vez disso, o alumínio está no seu estado natural, como no caso de muitas panelas e objetos para a casa, se utiliza o bicarbonato de sódio nas superfícies lúcidas. A ação desengordurante deste componente é causada por uma reação química com a estrutura, sendo um excelente desoxidante. Enfim, para evitar que os objetos em alumínio fiquem pretos, depois de lavá-los é preciso polí-los com um pouco de óleo que você pode aplicar sobre a superfície com um chumaço de algodão.

2) Como limpar o alumínio escovado
Por causa da sua porosidade, o alumínio é mais difícil de limpar e, consequentemente, é mais propenso à oxidação. Para fazer uma limpeza mais profunda, é aconselhável utilizar um pouco de detergente neutro que pode ser aplicado com a parte abrasiva da esponja. Nos pontos onde a sujeira é muito intensa, de fato é mais indicado usar as esponjas de lã de aço. Ou seja, o bom e velho Bombril que todo mundo conhece e tem em casa.

1) Como prevenir a oxidação
A prevenção da oxidação pode ser feita com um pó especial criado para isso, geralmente utilizado como composto para as soldas de metais. Depois de aplicar com um pincel e deixar secar bem, você só precisa removê-lo com uma esponja úmida. Os resultados são imediatamente visíveis e dessa maneira as suas panelas parecerão recém compradas!

Você gostou do nosso artigo? Então compartilhe no Facebook com os seus amigos!