O abacate é rico em fitonutrientes – substâncias naturais – ajudando o organismo a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo. O abacate é um alimento saboroso e seus benefícios à saúde são bastante acentuados. Muito consumido internacionalmente é usado em receitas doces e salgadas.
As substâncias naturais do abacate são o betassitosterol e a glutatoína. O primeiro ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a segunda tem ação antioxidante que defende o organismo contra a ação dos radicais livres – apontados como um dos responsáveis por doenças cardiovasculares ou câncer. Por ser rico em glutatoína protege contra o câncer de garganta e de boca, além de outros tipos.
A nutricionista Sheila Basso (Universidade Federal de São Paulo) fala sobre outros benefícios do abacate para a saúde: “Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitamina A e do complexo B, além de alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos. Além disso, o complexo B presente no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos.”
Abacate possui gordura monoinsaturada que faz bem
Desde que seja consumida de maneira equilibrada, a fruta faz muito bem à saúde e não engorda. Isso porque, grande parte da gordura presente nele é monoinsaturada ajudando a equilibrar os níveis de colesterol no sangue. A especialista explica que aproximadamente 100g de abacate contém mais ou menos 170 calorias e dessas, 85% está na gordura presente na polpa. Além disso, seu consumo junto com carboidratos leva a um menor índice glicêmico da refeição, ajudando no controle da glicemia em diabéticos.
Os benefícios do óleo de abacate
Bem parecido com o óleo de oliva, o óleo de abacate também é muito bom em termos nutricionais. É extraído da polpa da fruta e rico em fontes de betassitosterol e ácido oleico, gordura insaturada usada como auxiliar no tratamento de aumento de gordura no sangue.
Especialistas recomendam o consumo de grãos, frutas e vegetais na prevenção das doenças causadas pelo aumento de colesterol no sangue. Entre os possíveis componentes destes alimentos destacam-se as fibras, as proteínas vegetais e alguns compostos fitoquímicos como os presentes no óleo de abacate.