A sua busca pelo pão de queijo perfeito, uma das guloseimas mais amadas da cozinha mineira, acabou! Chega de testar todas as marcas de polvilho, tipos de queijos brancos e ovos caipiras que encontra pelo supermercado. As inúmeras tentativas de fazer “O” pão de queijo e nem sempre conseguir um bom resultado, acabam por aqui!
Basta ficar inventando daqui e de lá e trocando toda hora de receitas.
Não é tarefa simples fazer o pão de queijo sempre igual. A qualidade dos ingredientes é muito variada e pode fazer toda a diferença. Na internet, podemos encontrar milhares de receitas, tem quem usa polvilho azedo, tem quem prefere o doce, e tem até quem coloca um pouco de cada. Os tipos e as quantidades de queijo, então nem se fala… E o quê dizer de quem tem mão? De quem faz tudo no olho e sempre acerta o ponto?
Foi buscando a receita ideal que testamos de tudo, só pra encontrar o pão de queijo perfeito pra vocês! Confere a seguir a receita >>
Vamos ao que interessa, os ingredientes são:
1 kg de fécula de mandioca
600 g de queijo minas meia-cura ralado
480 ml de leite integral
240 ml de água
150 g de manteiga
5 ovos caipira
1 colher de sopa de sal
Manteiga para untar as mãos e enrolar os pãezinhos
É bom reservar um pouco de leite, caso seja necessário dar ponto à massa >>
Misture em uma panela a água, o leite e a manteiga. Leve-os ao fogão até que fervam, desligue o fogo e depois disso acrescente o sal. Logo em seguida coloque o polvilho em uma bacia e acrescente os líquidos fervidos. Misture tudo com uma colher de pau o máximo de tempo que você conseguir. Depois disso, espere a massa esfriar.
O próximo passo é acrescentar os ovos, um a um, e ir sovando para misturar os ingredientes, até que a massa fique homogênea.
Por fim é só acrescentar o queijo ralado e fazer as bolinhas.
Com o forno pré-aquecido a 180ºC (isso leva em torno de 10 minutos) posicione as bolinhas em uma forma e leve ao forno por cerca 35 minutos. O importante é que o pão de queijo fique assando tempo suficiente para dourar por fora. Confere as dicas a seguir >>
Agora vamos aos segredos dessa receita!
Para evitar que os pães de queijo fiquem duros é imprescindível achar o ponto ideal da massa. Como ele pode variar bastante por causa do tamanho dos ovos, é importante, depois de acrescentar o queijo ralado, acertar o ponto da massa, levando em consideração que ela deve ser pegajosa e deve grudar nas mãos. Se por acaso ela estiver soltando das mãos com facilidade, isso quer dizer que ela está seca e precisa de mais leite. Acrescente então um pouco do leite que você deixou reservado.
Uma dica para quem segue esta receita é de congelar as bolinhas. Como essa massa rende em média 100 pães de queijo pequenos, você pode dividir essa quantidade em saquinhos e colocar tudo no freezer. Mas preste atenção. Como aqui não vai conservante é aconselhado guardar os pães de queijo por no máximo um mês no congelador.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!