A cozinha francesa possui diversos molhos super versáteis que servem para preparar muitos pratos de sua cultura culinária. Um desses, talvez o mais famoso, é o molho cremoso à base de leite, o molho branco.
O molho branco pode ser considerado uma emulsão, pois é feito com uma parte de gordura e outra líquida, ligadas pela farinha. Para prepará-lo precisa de realmente pouco, e uma vez feito, utiliza-se em várias preparações.
O molho branco tem um sabor delicado e doce, combinando perfeitamente com preparações a base de legumes e vegetais. Mas também utiliza-se para equilibrar pratos com uma predominância ácida. Na verdade, uma famosa combinação é com o molho vermelho.
Prepará-lo requer poucos passos, mas que devem ser seguidos com cuidado para que você não arrisque obter um resultado não uniforme. Os instrumentos necessários são muito poucos, na verdade, apenas uma balança de cozinha e um batedor manual de arame.
Se você conseguir um molho lisinho, sem ficar empelotado, é porque o molho branco deu certo.
3) Preparar o molho branco: a manteiga
A saber, a quantidade de manteiga deverá ser proporcional aos outros ingredientes, que servirão para a quantidade de molho que queremos preparar. Para cerca de 500ml de molho branco, são necessárias 60gr de manteiga. Você deve derretê-la em fogo médio, ajudando com um batedor de arame em uma panela suficientemente alta e larga. Deverá derreter completamente e ficar de fato como uma espuma.
2) Preparar o molho branco: a farinha
A farinha deverá ser da mesma quantidade da manteiga, ou seja, 60gr. Você deve jogá-la na manteiga que está “fritando” no fogo de uma vez só, e imediatamente mexer para que essa absorva a gordura. A aparência será um tipo de “papinha”, que você deve deixar no fogo baixo por pelo menos um minuto. Em seguida comece a dissolver com a dose de leite.
1) Por fim, o leite
Para obter 500ml de molho branco, útil para a preparação de uma lasanha para 6 pessoas, será necessário utilizar 500ml de leite. O primeiro copo serve para dissolver a mistura de farinha e manteiga, enquanto adiciona-se o restante depois que a mistura de farinha não tiver mais protuberâncias. Continue mexendo sem parar até que fique da consistência desejada, deve parecer um creme. Não esqueça de adicionar o sal e a noz-moscada a gosto.
Se você gostou da nossa receita, então compartilhe este artigo com os seus amigos no Facebook!