Um dos problemas que atinge muitas casas e apartamentos são as manchas de mofo. Estamos falando de um fungo multicelular que se plorifera em lugares fechados, onde os níveis de umidade são elevados.
Portanto, quais são as características desse fungo? E quais são os perigos para a nossa saúde?
O mofo se forma principalmente nas paredes de casa e as suas desvantagens não são somente estéticas. Recomenda-se a sua remoção o quanto antes, visto que potencialmente, pode acarretar problemas à saúde, além de estragar as paredes.
Mas como podemos reconhecer a presença desse fungo nocivo? Em primeiro lugar o mofo se reconhece através de um cheiro muito desagradável, capaz de dispersar inúmeras toxinas no ar. Isso pode se tornar um risco para as pessoas asmáticas ou alérgicas, podendo desencadear sintomas desagradáveis para a nossa saúde e levar à um dano significativo aos pulmões.
Quanto as paredes, o mofo se manifesta pela cor típica esverdeada. É necessário removê-lo imediatamente, através de medidas muito simples de serem implementadas. Aqui estão algumas dicas a serem seguidas.
VEJA TODOS OS MELHORES MÉTODOS NATURAIS >>
5) Circulação do ar
A primeira dica é certificar-se que o cômodo da casa tenha ar circulando com frequência, mesmo que poucos minutos ao dia. Este é um ótimo sistema para evitar a formação do mofo. A casa deve permanecer a uma temperatura constante e média, enquanto nos dias de chuva as janelas devem ser mantidas fechadas, e caso entre água, o cômodo deve ser rapidamente seco. Os móveis não devem estar encostados na parede e em cômodos muito úmidos, não se deve colocar nem tapetes nem carpetes. Estas são medidas preventivas, mas se ao invés, você deve eliminar o mofo que já está nas suas paredes, siga a receita especial a seguir.
4) Não use água sanitária
Em hipótese alguma use água sanitária, desta maneira você irá fazer com que o mofo se plorifere. Muito mais eficaz será a preparação de uma solução a base de água, água oxigenada, bicarbonato de sódio e sal. Aqui segue a receita detalhada:
Ingredientes:
– 700 ml de água
– 2 colheres de água oxigenada de 30/40 vol.
– 2 colheres de bicarbonato de sódio
– 2 colheres de sal fino
Dissolva o bicarbonato e o sal na água, dentro de um borrifador com capacidade de ao menos 1 litro. Adicione a água oxigenada e agite bem o frasco antes de utilizá-lo. Depois de ter borrifado na área atingida pelo mofo, esfregue com um pano abrasivo ou melhor ainda com uma escova para tecidos ou a velha e boa escova de dentes. O resultado vai lhe surpreender… Mofo em casa nunca mais!!!
3) Solução de lavanda
Para esta solução anti mofo você irá precisar de: 100 ml de álcool e óleo essencial de lavanda. Basta adicionar somente uma gota de óleo essencial para obter um poderoso aliado contra as manchas verdes nas suas paredes. Misture os dois ingredientes em um frasco com spray, agite-o com vontade e borrife o seu conteúdo sobre as manchas de mofo: deixe agir por alguns minutos e remova os resíduos com uma esponja ou escovinha velha (mas limpa).