O mau cheiro nos armários é um problema muito comum e extremamente irritante, especialmente nas casas mais antigas, mas não somente. O cheiro de mofo e de fechado pode chegar a impregnar-se nas roupas, até mesmo aquelas novas, de modo persistente, tornando difícil ou até mesmo impossível usá-las.
As causas desses cheiros desagradáveis podem ser as mais variadas: cômodos pequenos e pouco arejados, presença de materiais que favorecem o aparecimento do mofo e fungos como alguns tipos de madeiras ou compensados, presença de fungos microscópicos, ausência de pinturas específicas em armários embutidos.
A atitude mais rápida que passa na cabeça é, obviamente, correr em direção ao primeiro supermercado e comprar um odorizador de ambientes. Esta atitude comporta gastos que por um lado, dá um cheiro agradável ao armário, mas que por outro não resolvem o problema.
Para eliminar o mau cheiro e evitar que este se espalhe dentro do armário todo, não espere por um milagre: um saquinho de arroz é tudo o que você precisa. Simples e econômico, este ingrediente é um ótimo remédio natural capaz de dar resultados rápidos e surpreendentes.
Vamos descobrir as 3 dicas para eliminar o mau cheiro nos armários com um saquinho de arroz >>
3) Como age o arroz
O arroz tem a grande capacidade de absorver a umidade, portanto é uma das soluções antigas mais eficazes para combater o mau cheiro nos armários. Para obter bons resultados, é suficiente colocar 40 gramas de arroz dentro de um saquinho de tecido, que você poderá fechar com um lacinho ou com fita adesiva. Você pode colocar o saquinho no meio das suas lingeries ou pendurado em um cabide. Mas é importante substituí-lo a cada 15 dias aproximadamente, para desfrutar ao máximo da sua aficácia.
2) O erros que você deve evitar
O saquinho de arroz pode ajudar e muito na eliminação do mau cheiro nos armários, mas sozinho não é o suficiente. Com um pequeno truque você poderá obter resultados melhores, por exemplo evitando de colocar no armário peças de roupas que não estejam perfeitamente secas. Obviamente, é preciso evitar colocar pares de sapatos ou outros objetos que não estão perfeitamente limpos, pois esses contribuem para a proliferação de mofo e fungos. As lingeries não devem estar muito compactadas em gavetas, elas precisam de espaço suficiente para “respirar”. O quarto (incluindo os armários e gavetas) deve ser arejado diariamente. Enquanto que é melhor evitar as prateleiras compactas que facilitam a proliferação de fungos, optando pelas prateleiras feitas de arame.
1) Outros truques para facilitar a ação do arroz
Além dos erros que você pode evitar, existem precauções que são úteis para eliminar a raiz do problema do mau cheiro nos armários. Uma grande ajuda pode ser dada pelo suco de limão, pelos filtros de café em pó e pelo bicarbonato de sódio. Ingredientes que desenvolvem uma ação absorvente e purificante excelente. E não esquecendo das lâmpadas de baixo consumo: se acesas de modo intermitente no armário, podem resolver o problema da umidade graças ao calor emitido.
Você gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook >>