Eu sempre lembro do perfume maravilhoso dos temperos plantados na horta da casa da minha vó! E sabe qual cheirinho eu mais adoro? O do manjericão. Esse tempero é muito utilizado na culinária mediterrânea, principalmente na Itália. Com ele são feitos muitos pratos deliciosos, como o pesto genovese, a pizza marguerita, e até a bruschetta.
Esta planta aromática, muito utilizada nesta época do ano, é um dos ingredientes mais típicos da culinária tradicional italiana, mas a sua origem não é de natureza mediterrânea.
Nem todos sabem, mas o manjericão (que é bem capaz que você pensasse que fosse brasileiro) é proveniente da Índia. Através do Oriente Médio o manjericão foi exportado à Europa e foi parar no Brasil com a chegada dos imigrantes italianos.
O manjericão é um pouco o Rei da culinária italiana, e isso é até demonstrado no seu próprio nome, que deriva do latim basilicum e do grego basilikon phyton e significa “Planta real e majestosa”. A utilização desta planta aromática super cheirosa não se limita ao uso culinário: deste os tempos mais remotos, de fato, o manjericão era usado na composição de perfumes e também era considerado um remédio curativo.
Vamos descobrir os valores nutricionais, os usos e os métodos de cultivo>>