Por que você não deve limpar os ouvidos com cotonetes e quais são as alternativas que você tem
Vamos falar dos famosos palitinhos para a higiene das orelhas: Levante a mão se depois de tomar um bom banho todas as manhãs, você os usa! Tenho certeza de que vocês são muitos e, eu tenho uma notícia para vocês: vocês estão fazendo muito mal. Nossos ouvidos são áreas muito sensíveis e delicadas e é por este motivo que é importante ter ideia do que pode acontecer quando colocamos um cotonete nas nossas orelhas.
Uma higiene incorreta do canal auditivo pode causar infecções dolorosas, reduzir a capacidade auditiva e provocar outros danos a longo prazo. O principal problema é que muitas pessoas, ainda hoje, continuam a acreditar nos antigos padrões higiênicos. Não existem estatísticas brasileiras, mas pode ser significativo saber que o jornal “The Telegraph” relatou que, todos os anos, pelo menos 7.000 ingleses acabam no hospital depois de ter machucado os ouvidos pelo uso indevido do cotonete .
Limpar os ouvidos com cotonetes pode causar danos ao tímpano: por que?
Poucas pessoas sabem que os médicos e todos os profissionais especializados nesta delicada area, não aconselham seus pacientes de usar cotonetes para limpar os ouvidos. A realidade é que não devemos empurrar nada no nosso canal auditivo, porque existe o perigo de machucar os nossos tímpanos.
A primeira razão é muito fácil de se imaginar: empurrar a cera para dentro, pode produzir um entupimento do canal auditivo e reduzir a nossa capacidade de escutar. Claro que, existem também outros riscos que são muito piores.
Outros perigos causados pelo uso de cotonetes (!)
Primeiro, esfregar a pele do canal auditivo libera histamina, que pode facilmente gerar irritações e inflamações. Além disso, qualquer outro movimento errado quando usar o cotonete pode causar um dano “mecânico”, como o rompimento do tímpano.
Mas existe uma outra razão por que tu não deve limpar os ouvidos com cotonetes e, diz respeito a origem da cera que temos dentro do ouvido.
A cera do ouvido não é sujeira!
É fundamental saber que a cera é produzida naturalmente pelas glândulas presentes em nossos ouvidos e é absolutamente normal produzir uma determinada quantidade. Ela também tem um papel central no sistema de defesa do nosso corpo: as suas propriedades antibacterianas permitem que você limpe e lubrifique o canal auditivo. Mas, então, como podemos limpar nossos ouvidos?
Antes de saber como limpar os ouvidos, você tem que saber exatamente quando.
Nem todo mundo sabe que, na maioria das vezes, as orelhas periodicamente se limpam sozinhas expelindo o excesso de cera. Como? Uma vez que se secam, a mandíbula faz o resto do trabalho expelindo para fora a cera em excesso. Para confirmar isso, muitas pessoas afirmam que nunca precisaram limpar as orelhas (a genética desempenha um papel fundamental neste processo).
Para muitas outras, no entanto, o excesso de cera é um problema real (seja pela quantidade e pelo fato de que é desagradável): Por isso é necessário fazer uma limpeza correta do canal auditivo, mas sem se descuidar da segurança.
O que você faria se não pudesse usar um cotonete?
Primeiro de tudo, é bom esclarecer que se o volume de cera que você produz parece excessivo, você deve primeiro consultar um médico.
Se ao invés disso, você prefere tentar uma abordagem não-invasiva para tentar resolver o problema, pode tentar fazer uma mistura composta de água em temperatura ambiente, algumas gotas de álcool e o mesmo número de vinagre branco.
Introduza o líquido no seu ouvido com muita atenção e, depois de alguns minutos, verifique se o excesso de cera tomou o caminho certo 🙂
Você gostou do artigo? Compartilhe no Facebook e informe os seus amigos também!