A Coca-Cola nasceu em Atlanta, Geórgia, em 1886, quando o Dr. John Stith Pemberton, um farmacêutico local, produziu um xarope que se tornaria, mais tarde, o fenômeno que é a Coca-Cola . Hoje é a bebida mais popular do mundo, e sua fórmula é protegida como se fosse o Santo Graal das bebidas. É viciante como qualquer droga e pode causar muitos estragos no nosso organismo. “Não beba muita Coca-Cola que faz mal”, quantas vezes ouvimos isso sem saber o por quê, e continuamos a beber sem pensar muito. Você nunca teve a curiosidade de saber o que acontece com o nosso organismo quando ingerimos a Coca-Cola?
O ex-farmacêutico inglês Niraj Naik divulgou os estudos que fez para responder a esta pergunta. É realmente interessante observar as reações que acontecem dentro do nosso corpo, a partir do momento que saboreamos o primeiro gole da bebida, para chegar a uma hora depois da ingestão. Você acredita que não acontece nada de mais? Pois você se engana, talvez por não conhecer o mecanismo dos açúcares que a Coca-Cola é capaz de ativar. No final das contas, você irá descobrir que seria melhor substituir esta bebida por água natural ou algo mais saudável. Entenda.
Nos primeiros 10 minutos
10 Colheres de chá de açúcar entraram no seu organismo. (100% da ingestão diária recomendada). Você só não vomita com esse excesso de açúcar, porque o ácido fosfórico reduz o sabor, permitindo assim que você beba sem problemas.
Depois de 20 minutos
O seu nível de açúcar no sangue aumenta, e como resultado, causa uma explosão de insulina. Para o seu corpo é uma situação de emergência. Dessa maneira, seu fígado responde a isso transformando todo o açúcar presente em gordura.
Depois de 40 minutos
A absorção da cafeína está completa. Suas pupilas se dilatam, sua pressão arterial sobe, de tal forma que, o seu fígado despeja mais açúcar na sua corrente sanguínea. E acima de tudo, os receptores de adenosina no seu cérebro agora estão bloqueados, evitando a sonolência.
Depois de 45 minutos
Seu organismo aumenta a produção de dopamina, e desse modo estimulam-se as zonas de prazer do seu cérebro. Além disso, este é o mesmo modo que a heroína age quando entra no organismo de alguém.
Até 60 minutos
Começamos a sentir os efeitos das propriedades diuréticas da cafeína. Por este motivo sentimos a necessidade de urinar imediatamente. Sobretudo somos induzidos a expulsar os elementos que seriam importantes para os nossos ossos, tais como cálcio, magnésio e zinco.
Após 60 minutos
Surpreendentemente, depois de 60 minutos passa a sensação de euforia, atingida antes em resposta à estimulação das zonas de prazer do cérebro. O açúcar no sangue diminui e você pode se sentir mais irritado e lento. Portanto, você se sente particularmente cansado e a esta altura você já eliminou toda a água que estava na Coca-Cola.
O problema é que todavia você eliminou junto com essa água, os nutrientes valiosos que o seu corpo poderia ter usado para se hidratar ou construir ossos e dentes mais fortes. “Eu descobri que um fator desencadeador para muitas doenças disseminadas no Ocidente,como obesidade, doenças cardíacas e diabetes, pode estar intimamente ligado ao consumo de uma substância específica encontrada em muitos alimentos e bebidas processados – a frutose na forma de xarope de milho com alto teor de frutose. O xarope de milho rico em frutose é encontrado em praticamente todos os alimentos processados, como refeições prontas, comidas de fast food, doces e refrigerantes, e a maioria das pessoas não tem consciência do seu perigo”. Niraj Naik – ex farmacêutico.
Nota: A Coca-Cola não é inimiga, mas sim a combinação de doses exageradas de açúcares, unidas à cafeína e ao ácido fosfórico. Sobretudo, é possível encontrar esta combinação na maior parte dos refrigerantes. Por isso, pense bem no que você está colocando pra dentro do seu corpo.
Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!