“Julho sem plástico” é um movimento que convida as pessoas a evitarem a utilização de plásticos durante o mês de julho. A ação é uma proposta do “Earth Carers Waste Education” que começou em 2011, ganhou força e se transformou na fundação “Plastic free July”. A fundação foi criada por Rebecca Prince-Ruiz e é possível participar inscrevendo-se na plataforma. E então, o quê você acha de diminuir o consumo de plástico?
Segundo Lori Vargas, proprietária da “Mapeei Colab”, primeira loja lixo zero de São Paulo, é possível transformar o cotidiano sem medidas drásticas: “Eu sempre digo às pessoas que, para mudarmos, não precisamos de nenhuma ação radical. Podemos começar gradualmente, em detalhes do nosso dia-a-dia“, diz Lori. A empresária vai além e recomenda a utilização de objetos mais duráveis: “A mudança de hábito na cozinha reflete em mais saúde. Ao optar por produtos sem plástico, as pessoas começam também a eliminar comidas industrializadas, ou seja, colocam mais ‘comida de verdade’ no prato e menos fast-food“.
Diminuir o plástico em casa na prática
Certamente, tirar ou diminuir o plástico da rotina diária é uma tarefa complicada. Isso porque, atualmente grande parte do que usamos é feito de plástico: das embalagens dos produtos (higiene, comida, limpeza, delivery, sacolas de compras) aos eletrodomésticos. No entanto, quando se trata de embalagens ou produtos mais duráveis é possível reutilizá-los. O grande problema é o consumo e o rejeito descontrolado.
Na página do Instagram “Uma vida sem lixo”, Cristal Muniz dá algumas sugestões de como limitar a produção de resíduos em casa: “Considero que o mais interessante é tentar olhar para o que fazemos em casa e onde usamos o plástico, principalmente descartável, para entender como podemos substituí-lo. Às vezes já temos itens que podem suprir a necessidade de um produto novo, e ainda economizamos“.
Nesse sentido, a sugestão é uma maior atenção na hora das compras. Ou seja, antes de comprar, pensar se realmente precisamos daquele produto. Dessa forma, evitamos o consumo desenfreado, além de economizarmos.
Outra dica importante é parar de usar as sacolas plásticas dos supermercados: o ideal é colocar frutas, verduras e legumes diretamente no carrinho ou utilizar sacolinhas de pano para os comestíveis mais delicados.
Para o lixo da cozinha é possível fazer uma composteira ao invés de usar sacos plásticos. E, no banheiro, usar sacos plásticos feitos de cana-de-açúcar ou milho. Além disso, é possível fazer do jornal um saquinho de lixo.
Finalmente, o ideal é levar seus próprios utensílios quando for sair de casa: canudos, copos retráteis e talheres. E, se possível, diminuir os pedidos delivery para, dessa maneira, diminuir a quantidade de lixo em casa.