Para a maioria das pessoas o chocolate é considerado o “manjar dos deuses”. Porém, trata-se de um alimento que sempre proíbe-se nas dietas alimentares.
No entanto, a dieta adequada é aquela que indica uma alimentação variada e sem proibições. Portanto, você pode incluir o bom e querido chocolate em uma dieta saudável. Para isso, é preciso não exagerar na quantidade e procurar os chocolates considerados mais saudáveis.
Segundo a nutricionista Fabiana Fontes, especialista em saúde da mulher, nutrição esportiva e clínica, mesmo quem está fazendo dieta de emagrecimento pode consumir até 30 gramas de chocolate diariamente.
E, quanto ao chocolate mais saudável, a nutricionista afirma que o melhor é escolher os que tem maior concentração de cacau, rico em antioxidante: “Os mais saudáveis são os chocolates com 75% cacau ou mais, que além de mais cacau na sua formulação ainda teria menos gordura e menos açúcar”.
Qual chocolate evitar
Ainda de acordo com Fabiana Fontes, deve-se evitar o chocolate branco, pois é feito à base de manteiga de cacau, que não tem os benefícios antioxidantes. E também o chocolate ao leite por ter muito açúcar e gordura em sua fórmula, portanto muito calórico.
Ela também alerta para tomar cuidado com os chocolates diets. Isso porque, esses chocolates foram feitos para os diabéticos , portanto não tem açúcar, mas levam mais gordura em sua formulação.
Finalmente, a nutricionista indica que na lista dos chocolates mais indicados para quem segue planos alimentares devem estar os amargos ou meio-amargos. “Os chocolates 75% cacau (possuem mais antioxidantes – mais cacau, menos açúcar e gordura), seguido do Amargo (normalmente 50 à 75% cacau). E para aquelas pessoas que não estão acostumados com o sabor mais amargo, escolha o meio amargo ( 40% cacau) que embora tenha um pouco menos de cacau, é uma boa opção para quem está de dieta. Sempre comendo com moderação”.